Ainda é cedo para saber como as redes sociais serão usadas pelos candidatos durante as eleições municipais deste ano, mas o comportamento deles durante a pré-campanha dá uma amostra do papel de destaque que a internet irá desempenhar. Dos 13 pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo pesquisados pelo Estado, o único que não mantém uma conta no Twitter é o petista Fernando Haddad. No Facebook, todos estão presentes, sete deles com um perfil pessoal e o restante com uma página institucional, geralmente alimentada pelas respectivas assessorias.
No microblog, o mais popular é o peemedebista Gabriel Chalita, com mais de 130 mil seguidores. Nem mesmo o cantor Netinho de Paula (PC do B) consegue superá-lo (24.589 seguidores). Soninha Francine, do PPS, pode ser considerada a mais desenvolta. Ex-VJ da MTV, ela abriu a sua conta no Twitter em outubro de 2008 e diz que costuma postar, direto do celular, sobre coisas curiosas que vê na rua ou que a revoltam no noticiário.
O mais bem colocado pré-candidato nas pesquisas eleitorais recentes, Celso Russomanno (PRB), havia tuitado pela última vez em janeiro de 2011. Após o Estado entrar em contato, o ex-deputado voltou à ativa. "Bom dia amigos, estou atualizando o Twitter, não deixem de acompanhar", disse em 14 de fevereiro.
A grande maioria já aproveitou o microblog para falar sobre a pré-candidatura. O vice-governador Guilherme Afif, do PSDB, usou a rede social para anunciá-la em 31 de janeiro: "Aceitei ser pré-candidato a prefeito de SP pelo PSD". Rodrigo Garcia, do DEM, agradeceu pelo Twitter o apoio que recebeu após ser o escolhido pela sigla.
Tucanos. As postagens dos pré-candidatos do PSDB no Twitter têm um tom um pouco diferente. Como eles estão em campanha para ver quem vai ser o escolhido para representar o partido nas urnas, costumam usar o microblog para relatar encontros com filiados e expor propostas.
Na semana passada, três dos quatro postulantes à candidatura se manifestaram através do microblog a favor da realização das prévias. As mensagens surgiram após setores do PSDB começarem uma articulação para engavetar o processo e fazer com que o ex-governador José Serra reveja sua intenção de não disputar a Prefeitura.